O Papel da Numbers Protocol na luta pela justiça na era da Web 3.0

Marcelo Freitas
4 min readMar 22, 2022

--

Você se importa com o cibercrime e a justiça na era da Web 3.0?️ Junte-se à nossa fundadora Tammy no webinar da UNICRI no dia 23 de março às 15:00 UTC, juntamente com a Protocol Labs e Phil Chen.

Clique aqui para participar gratuitamente

A chegada da era Web 3.0

“Web 3.0” é o termo recém-criado com o qual muitos estão familiarizados, mas ao mesmo tempo não têm certeza do que realmente significa e implica. Com a rapidez com que as tendências de tecnologia se movem, é fácil agrupar Web3.0 com outros desenvolvimentos recentes de tecnologia como “DAO”, “DeFi” e “NFTs”

Muitas tendências da internet são passageiras, no entanto, vale a pena notar que o sentimento em torno da Web3.0 tem uma vibração diferente. Adeptos ardentes da Web3.0 se unem para falar de um mundo mais brilhante, onde a sociedade humana prospera em bases sólidas de abertura, transparência e descentralização. Esse futuro proposto parece promissor, especialmente quando você considera o crescente constante do ecossistema blockchain, com infraestrutura em rápido desenvolvimento e a adoção no mundo real. A tração que a Web3.0 ganhou no ano passado não pode ser ignorada e as pessoas estão esperando ansiosos pelo que virá a seguir.

Apesar do crescimento estrondoso das ferramentas e da base de usuários, há motivos para preocupação. A tração da Web3.0 abriu as portas para vários golpes envolvendo criptomoedas, lavagem de dinheiro internacional e muitas outras ações indesejáveis que trascedem as fronteiras. Isso fez com que vários críticos da “Web3.0” afirmassem que essa bolha iria estourar e criou problemas adicionais com os quais nossos sistemas e processos existentes têm dificuldade em lidar. Muitas perdas lamentavelmente não terão solução e muitas ficarão sem compensação, injustificadas ou até mesmo despercebidas.

A Abordagem da Numbers contra a Injustiça

Na sociedade moderna, normalmente resolvemos crimes e disputas entre as partes com a ajuda de órgãos de investigação, como polícia, promotores e sistemas judiciais. Juntamente com provas credíveis, muitos problemas são resolvidos. A privacidade que nos é dada com a tecnologia blockchain abriu as portas para que os mal-intencionados explorassem. No caso de violações, é quase impossível rastrear e verificar certos itens ou incidentes, resultando em muitos infratores saindo impunes e os prejudicados se sentindo perdidos. Além disso, a natureza sem fronteiras da Web 3.0 cria questões sobre como diferentes nações e pessoas jurídicas podem cooperar e sincronizar para enfrentar a tendência dessa nova forma de crime cibernético.

Todos os projetos da Numbers são construídos para trazer de volta a pureza e a credibilidade do conteúdo digital e, com base nisso, os internautas da Web 3.0(sem dúvida uma definição que se adapta a mais e mais pessoas), podem viver vidas mais seguras e tranquilas. Nosso conjunto de ferramentas não visa apenas fornecer soluções para usuários comuns e desenvolvedores, mas também possibilita a conexão a outros serviços e instituições por meio de seu design de rede para construir um conjunto robusto e abrangente de medidas para lutar por um universo Web 3.0 melhor.

Seria algo indispensável para os advogados, investigadores de crimes cibernéticos, governos e organizações internacionais estarem melhor equipados com o que a Numbers têm a oferecer, garantindo que o que é apresentado em tribunal como prova possa ser verificado e digno de um veredicto justo.

A Tendência inevitável

Em suma, percorremos um longo caminho desde a Web 1.0, uma era em que a Internet parecia muito menos complicada e emaranhada, com pouca interação entre pares e nós. Até a Web 2.0, a época em que estamos vivendo agora, quando as pessoas estão tendo amargos debates sobre se os gigantes da tecnologia estão trazendo eficiência e interconectividade para o bem maior ou apenas abusando de nossos dados para seus próprios ganhos monetários.

Essas evoluções anteriores foram difíceis, cheias de dores crescentes e bolhas estouradas, e é o mesmo caso que estamos vivenciando agora: a transição do ser humano para a era Web3.0. Com oportunidades e ameaças abundantes em uma terra de incerteza. Vamos nos preparar juntos para a corajosa jornada com a Numbers ao nosso lado.

Sobre a Numbers Protocol

Numbers está construindo uma rede de fotos descentralizada para criar comunidade, valor e confiança na mídia digital. A Numbers Protocol redefine a mídia visual digital como ativos e é a espinha dorsal de um conjunto de ferramentas para registrar e recuperar imagens e vídeos na rede Numbers.

Isso inclui:

  • App Capture: A primeira câmera blockchain do mundo que os usuários podem facilmente registrar fotos e usar o aplicativo Web 3.0
  • Seal API: Desenvolvedores e empresas podem implementar a API da Numbers para registrar fotos e acessar seus endereços e certificados Web3.0.
  • Certificados: Certificados de autenticidade de conteúdo com proveniência na cadeia
  • CaptureClub marketplace: Marketplace de NFT nativo que permite aos criadores de fotos vender e fazer “stake“ de suas criações
  • NFT Search Engine: O primeiro mecanismo de pesquisa NFT da Web 3.0 que ajuda os usuários a verificar o histórico de NFTs e evitar possíveis fraudes NFT

A Numbers defende a pureza da mídia digital e permitem que as pessoas pensem de forma mais crítica sobre as interações entre nossas imagens e o mundo ao nosso redor. O objetivo da Numbers é tokenizar fotos autênticas (incluindo imagens e vídeos) para criar uma rede de fotos descentralizada na Web 3.0.

--

--